SEJA BEM VINDO!


VOLTE OUTRAS VEZES.







terça-feira, 24 de novembro de 2009

FESTA DE ANIVERSÁRIO DOS 21 ANOS DA UBM E DOS 22 ANOS DA REVISTA PRESENÇA DA MULHER

Lideranças sociais e políticas comemoram os 21 anos da UBM

Cerca de 600 pessoas, entre mulheres representantes dos movimentos sociais, lideranças comunitárias, da cultura, do esporte e de partidos como PCdoB, PT e PDT participaram, no dia 22, da comemoração dos 21 anos da União Brasileira de Mulheres, no Rio de Janeiro.
O evento, organizado pela UBM-RJ, aconteceu na Quadra da Escola de Samba Império Serrano, em Madureira, Zona Norte do Rio, onde também foi comemorado os 22 anos da criação da Revista Presença da Mulher.
Na festa, muito samba e a apresentação de diversos grupos musicais, além da feijoada preparada pela Império Serrano. O evento contou com a participação dos grupos Luanda, Multi Som, a Bateria Infante do Lins, o conjunto Musical Art Negra e o Musical Edson Mais com a participação especial da cantora Dorina, além da apresentação de grupos de capoeira.
Estiveram presentes ao evento as representantes das coordenações municipais da UBM de Angra, Mangaratiba, Belford Roxo, Campos, Macaé, Niterói e São Gonçalo, e ainda a coordenadora da UBM-SP, Rozina; Rosa, representando a Unegro Nacional; o deputado federal Edmilson Valentim (PCdoB-RJ); o deputado estadual Paulo Ramos (PDT/RJ), e Eleotéria e Iara, da Camtra (Casa da Mulher Trabalhadora).
O ato político contou com a participação de grandes ativistas feministas como a deputada federal Jô Morais (PCdoB-MG), que foi a primeira coordenadora nacional da UBM; a presidente do PCdoB-RJ e fundadora da Revista Presença da Mulher, Ana Rocha; a secretária de Cultura do Rio e relatora da Lei Maria da Penha, Jandira Feghali; Joselice Cerqueira, presidente da OAB/RJ Mulher; Dra. Santinha, da Rede Feminista de Saúde e Conselheira do Cedim; Beth Frota, do Fórum Feminista; Dilceia Quintela, fundadora da UBM-Nacional e do Rio de Janeiro; e Helena Piragibe coordenadora estadual da UBM.
As intervenções foram marcadas pela apresentação da fundação da UBM, no primeiro congresso realizado na Bahia, em 1988, com destaque para a luta por uma sociedade justa, igualitária e socialista, a questão da violência e do trabalho da mulher e a formação dos núcleos. Também foi ressaltada a Campanha dos 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher e o Dia da Consciência Negra. No evento foram arrecadados aproximadamente 300kg de alimentos, que serão direcionados a entidade filantrópica “Girassol”.
O vereador do Rio, Roberto Monteiro (PCdoB), também prestou sua homenagem à UBM. Por proposição do parlamentar, a Câmara de Vereadores aprovou uma moção honrosa pelos 21 anos da UBM. Veja um trecho da moção: “fundada em 1988, a UBM tem como marca de sua trajetória o combate intransigente à discriminação de gênero, participando ativamente do movimento feminista nacional e internacional. A Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro, ciente de que o machismo e a opressão das mulheres continuam desafios a serem vencidos, saúda os 21 anos da UBM e os 22 anos da Revista Presença da Mulher, instrumentos fundamentais que contribuem para a conscientização de homens e mulheres na construção de um mundo livre do machismo, do racismo e da exploração de classe”.
ALERTA RIO - PCdoBRJ
Lgo. São francisco 34/11º - Centro - CEP:20051-070
Tel.:3970-5185 - email: comunicacao@pcdobrj.org.br