SEJA BEM VINDO!


VOLTE OUTRAS VEZES.







sexta-feira, 13 de novembro de 2009

ESTUDANTE DE TURISMO HOSTILIZADA POR COLEGAS DA UNIBAN POR VESTIR ROUPA CURTA- SÓ POR SER MULHER

A expulsão da aluna Geisy Arruda da UNIBAN, unidade São Bernardo do Campo/SP, “ por supostamente atentar contra os bons costumes e a moral” é uma ato autoritário, machista,revanchista,anacrônico e imoral que atenta contra o direito à liberdade individual e as garantias constitucionais conquistadas em 1988.
A sociedade não pode ficar inerte e calar-se à humilhação que passou a jovem estudante por estar com roupas ditas “inadequadas” que gerou ato discriminatório por parte da entidade estudantil, para preservar a “ falsa moral” decidindo por sua expulsão, em função da reação de selvageria por parte de seus colegas que promoveram verdadeiro tumulto.
A reação animalesca nos reporta aos mais distante tempos de nossa história em que a mulher era apenas objeto de “ desejo e uso” do homem, voltando àquela velha e conhecida visão machista que dominava as famílias conservadoras: “ prendam suas cabras , que meu bode está solto” , “ foi estuprada por estar com aquelas roupas, se expondo”. É uma verdadeira inversão de valores, acoberta-se ou atenua-se o crime alegando responsabilidade da vítima e lava-se as mãos.
É inadmissível e intolerável a duplicidade da violência praticada contra esta jovem , não apenas por seus colegas hipócritas, como institucionalmente pela entidade estudantil que se arroga no direito de cercear a liberdade humana no interior de seu estabelecimento, sem regras pré definidas.
Apesar de estarmos no século XXI e das grandes conquistas das mulheres ainda temos que conviver com atitudes antisociais e antidemocráticas que não condizem com a conduta esperada daqueles que têm mais oportunidades de conhecimento.
Helena Piragibe
Coordenadora UBM/RJ


Este fato é vergonhoso. Como pode em pleno século XXI, existirem mentes tão preconceituosas! O mais incrível é que partem de pessoas ditas "cultas" e "esclarecidas". Que país é este? A expulsão é a confirmação de que uma parte da sociedade está aceitando o preconceito com uma naturalidade que não é admissível dentro de uma sociedade que se diz moderna e democrática. Não podemos permitir que isso continue a acontecer. Mulheres a luta é nossa!
Elizabeth Rosário
coordenadora da UBM/CAMPOS

Nenhum comentário: