SEJA BEM VINDO!


VOLTE OUTRAS VEZES.







quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

1º Dezembro-Mulheres soropositivas sofrem mais com problemas psicológicos

“Pesquisa “Percepção da Qualidade de Vida e do Desempenho do Sistema de Saúde entre Pacientes em Terapia Antirretroviral no Brasil” da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) divulgada hoje (1º/12), Dia Mundial da Luta contra Aids, mostra que 33% das mulheres soropositivas afirmaram ter um grau intenso ou muito intenso de tristeza ou depressão e 47% um grau intenso ou muito intenso de preocupação ou ansiedade. Conforme o estudo, que entrevistou 1.260 pacientes, as pessoas com Aids sofrem mais com problemas sociais e psicológicos do que com a ação do HIV no organismo.
A estimativa é que existam 200 mil pessoas com o vírus da Aids no Brasil. Entre os homens os índices são menores: 23% afirmaram ter um grau intenso ou muito intenso de tristeza ou depressão e 34% um grau intenso ou muito intenso de preocupação ou ansiedade.
Para a Fiocruz, os resultados indicam que, apesar de mais da metade dos brasileiros soropositivos se autoavaliarem bem de saúde (65% dos entrevistados), parte dos portadores ainda não superou traumas psicológicos provocados pelo diagnóstico da Aids. De acordo com a pesquisa, o impacto da confirmação da doença é tão forte que após o início do tratamento e a melhora das condições imunológicas os pacientes se sentem saudáveis novamente.”

http://www.mulheresnopoder.com.br/?p=2684

Nenhum comentário: