SEJA BEM VINDO!


VOLTE OUTRAS VEZES.







terça-feira, 15 de junho de 2010

DIA MUNDIAL DE CONSCIÊNCIA DA VIOLÊNCIA À PESSOA IDOSA

     
                                 O IDOSO DEVE SER FELIZ

 O dia 15 de junho foi designado o Dia Mundial de Consciência da Violência à Pessoa idosa, desde 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU), juntamente com o International Network for the Prevention of Elder Abuse (Inpea), instituição de reconhecida relevância internacional na defesa dos direitos da pessoa idosa. Um dos objetivos da data foi promover a consciência sócio-política mundial da existência da violência contra a pessoa idosa, conscientizar a todos a não aceitação da violência à pessoa idosa como sendo um processo natural e ainda mostrar que a violência aos mais velhos existe em todo o mundo e que nem os países mais desenvolvidos estão imunes a essa grave violação dos direitos humanos.
         Após 16 anos da edição da Lei de Política Nacional do Idoso e 7 anos depois da elaboração do Estatuto do Idoso, falta muito para que se tenha a efetiva adoção de práticas que garantam os direitos dos idosos no Brasil. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) concluiu que o contingente de idosos tem crescido de forma acelerada. Há previsão de que, até 2020, o País conte com 40 milhões de pessoas acima de 60 anos, passando a ser o sexto país com mais idosos no mundo. Os principais problemas enfrentados por essa população está a violência, geralmente, praticada por pessoas próximas.
         É importante a participação da sociedade, denunciando casos de violência contra os idosos é fundamental para diminuir os índices de violência.

Nenhum comentário: